As Profecias e Revelações
de Santa Brígida da Suécia - Livro 3
Avisos e instruções para o bispo sobre como comer e vestir e rezar e como
ele deve comportar-se antes de refeições, em refeições, após as refeições
e também sobre seu sono e como ele deverá efectuar o ofício do Bispo
sempre e em toda parte.
Livro 3 - Capítulo 1
Jesus Cristo, Deus e Homem, que veio à terra para assumir uma natureza
humana e salvar almas através de seu sangue, que divulgou o verdadeiro
caminho de céu e abriu seus portões, ele próprio enviou-me a todos vós.
Ouve, filha, tu a quem foi dado a ouvir verdades espirituais. Se este bispo
se propõe a seguir o caminho estreito tomado por poucos e para ser um
desses poucos, deixa-o primeiro deixar de lado a carga que o oprime e
pesa-lhe para baixo - refiro-me a seus desejos mundanos - usando o mundo
apenas para necessidades coerentes com o modesto sustento de um bispo.
Trata-se do que esse homem bom Mateus fez quando ele foi chamado por
Deus.
Deixando para trás a carga pesada do mundo, ele descobriu um fardo leve.
Em segundo lugar, o bispo deve ser cingido, preparado para a viagem, para
usar as palavras da escritura. Tobias estava pronto para sua viagem,
quando ele descobriu o anjo lá de pé cingido. O que significa dizer que o
anjo foi cingido? Isso significa que cada bispo deve ser cingido com o
cinto da Justiça e Caridade Divina, pronto para seguir o mesmo caminho
daquele que disse: "eu sou o bom pastor e eu entreguei minha vida
por minhas ovelhas." Ele deve estar pronto para falar a verdade nas
suas palavras, prontos para executar a justiça em suas acções, tanto
sobre si próprio e sobre outros, não negligenciar Justiça devido às
ameaças e provocações, ou amizades falsas ou receios vazios. Para bispo
assim cingido, Tobias, ou seja, os justos, deverão vir, e eles o seguirão
em seu caminho.
Em terceiro lugar, ele deveria comer pão e água antes de ele empreenda a
sua jornada, como podemos ler sobre Elias, que, acordado de seu sono,
encontrou pão e água à sua cabeceira. O que é este pão dado ao profeta,
se não os bens materiais e espirituais que lhe foram concedidos? Porque o
pão material foi dado a ele no deserto como uma lição. Embora Deus
pudesse ter sustentado o Profeta sem comida material, ele queria que o
pão material fosse preparado para ele para que as pessoas pudessem
compreender que fosse vontade de Deus que eles utilizassem as dádivas de
Deus moderadamente para o alívio das necessidades do corpo. Além disso,
uma infusão do espírito inspirou o profeta quando ele prosseguiu por
quarenta dias com a força daquele alimento. Porque, se nenhuma unção
interior da graça tivesse sido inspirada em sua mente, ele teria
certamente desistido durante as dificuldades e tentações daqueles
quarenta dias, porque, por si mesmo ele era fraco, mas em Deus, ele teve
força para concluir tal viagem.
Por conseguinte, na medida em que o homem vive de cada palavra de
Deus,imploramos que o bispo tome o bocado de pão, ou seja, amar a Deus
acima de tudo. Ele vai encontrar esta bocado em sua cabeça, no sentido de
que sua própria razão diz-lhe que Deus é para ser amado acima de tudo e
antes de todas as coisas, tanto devido à criação e redenção e também
devido à sua paciência e bondade duradouras. Nós o convidamos também a
beber um pouco de água, ou seja, a pensar intimamente sobre a amargura da
paixão de Cristo. Quem é digno de poder meditar sobre a agonia da natureza
humana de Cristo, que ele estava sofrendo no momento em que ele rezou
para o cálice da sua paixão ser afastado d’Ele e quando gotas de Seu
sangue estavam escorrendo para o chão? O bispo deve beber desta água
juntamente com o pão de caridade e ele será fortalecido para seguir o
caminho de Jesus Cristo.
Assim que o bispo partir no caminho da salvação, se ele quiser fazer mais
progressos, é útil para ele dar graças a Deus com todo seu coração desde
a primeira hora do dia, considerando suas próprias acções cuidadosamente
e pedindo ajuda a Deus para cumprir Sua vontade.
Em seguida, quando ele estiver se vestindo, ele deve rezar desta forma:
"Cinzas devem ficar com cinzas , poeira com poeira. Porém, porque
sou bispo por providência de Deus, eu estou colocando essas roupas feitas
a partir do pó da Terra sobre ti, meu corpo, não pelo amor à beleza ou
ostentação, mas como uma cobertura, para que sua nudez não possa ser
vista. Não me importa se teu vestuário é melhor ou pior, mas apenas que o
hábito do Bispo deve ser reconhecido por reverência a Deus e que através
de seu hábito possa ser reconhecida a autoridade do Bispo para a correção
e instrução dos outros. E, portanto, Deus amável, peço a vós que me deis
firmeza de espírito para que eu não me orgulhe de minhas preciosas cinzas
e poeiras e nem me glorifique tolamente nas cores de pura poeira .
Concedei-me fortaleza para que, assim como o traje de um bispo é mais
distinguido e respeitado do que outros devido a sua autoridade divina, o
traje da minha alma pode ser aceitável diante de Deus, para eu não seja
atirado às profundezas por ter exercido autoridade de maneira indigna e
sem valor,para que eu não seja ignominiosamente despido por ter tolamente
vestido meu traje venerável para minha própria condenação. »
Depois disso, ele deve ler ou cantar as horas. Quanto mais alta a posição
à qual uma pessoa sobe , mais glória ela deve dar a Deus. No entanto, um
coração puro apraz a Deus tanto em silêncio como no cantar, desde que uma
pessoa esteja ocupada com outras tarefas justas e úteis. Após a missa for
rezada, o bispo deve cumprir suas funções episcopais, tendo diligente
cuidado não dar mais atenção a coisas materiais do que a espirituais.
Quando ele vier à mesa de jantar, este deve ser seu pensamento:
"Senhor Jesus Cristo, vós comandais que o corpo corruptível seja
sustentado com alimentos materiais, ajudai-me a dar ao meu corpo o que
precisa de forma que a carne não cresça vergonhosamente em insolência
contra a alma devido ao comer supérfluo nem em preguiça e lerdeza no seu
serviço devido a abstinência imprudente.
Inspirai em mim uma moderação adequada para que quando este homem da
Terra alimenta-se com coisas da terra, o Senhor da terra não seja
provocado à raiva, por sua criatura da Terra. » Enquanto à mesa, ao Bispo
é permitido a ter o tipo de recreação moderada e conversa em que vaidade
insensata é evitada e nenhuma palavra é proferida ou ouvida que possa
oferecer aos ouvintes uma ocasião do pecado. Pelo contrário, deveria
todos ser adequada e salutar.
Se pão e vinho estiverem faltando à mesa material, tudo perde seu sabor;
da mesma forma, se boa doutrina e exortação estiverem ausentes da mesa
episcopal e espiritual, tudo ali posto parece sem gosto para a alma. E
assim, para evitar qualquer ocasião de frivolidade, algo deve ser lido ou
recitado à mesa que pode ser de proveito para aqueles sentados ali.
Quando a refeição é encerrada e a benção de ação de graças tiver sido
rezada a Deus, o bispo deve planejar o que ele tem de fazer ou ler livros
que podem provocar-lhe em direção à perfeição espiritual. Depois do
jantar, porém, ele pode se entreter com os companhias de seu lar. No
entanto, exatamente como uma mãe ao dar leite para o bebê unta seus
mamilos com cinzas ou alguma outra substância amarga até que ela desmame
gradualmente o bebê e o acostume a alimentos sólidos, assim também o
bispo deverá colocar os seus companheiros mais próximos a Deus através do
tipo de conversa em que eles possam vir a temer e amar a Deus,
tornando-se desta forma não só seu pai através da autoridade divina nele,
mas também sua mãe através da formação espiritual que lhes dá.
Se ele estiver claramente consciente de que qualquer pessoa em seu lar
está no estado de pecado mortal e não se arrependeu apesar de
advertências, então, ele deve separar-se dele. Se ele lhe retiver por
conveniência e consolação temporais, ele não estará imune do pecado do
outro. Quando ele for para cama, ele deve examinar cuidadosamente os atos
e impressões do dia que passou, com os pensamentos seguintes: ' Ó Deus, criador
do meu corpo e alma, assisti-me na sua misericórdia.
Concedei-me vossa graça, para que eu não fique morno e indiferente no seu
serviço pelo muito dormir nem fique fraco no seu serviço devido ao sono
perturbado, mas concedei-me, para vossa glória, essa medida de sono que
prescrevestes para nós para dar o descanso ao corpo. Dai-me fortaleza
para que meu inimigo, o diabo, não possa perturbar-me, nem arrastar-me
para longe de sua bondade. » Quando ele se levantar do leito, ele deve
enxaguar em confissão quaisquer lapsos que pode ter sofrido a carne, para
que o sono da noite seguinte não possa começar com os pecados da noite
anterior."
Palavras da Virgem para sua filha sobre a solução oportuna para as
dificuldades que o bispo encontrará no caminho estreito, e sobre como a
paciência é simbolizada pelo vestuário e os dez mandamentos, por dez
dedos, e o desejo de eternidade e a aversão pelas coisas mundanas por
dois pés, e sobre três inimigos para o bispo em seu caminho.
Livro 3 - Capítulo 2
Novamente a mãe de Deus fala: "Dize ao bispo que, se ele partir por
este caminho, ele irá encontrar-se com três dificuldades. A primeira
dificuldade é que é um caminho estreito; o segundo, que não existem
espinhos pontiagudos nele; o terceiro, que é um caminho rochoso e
desnivelado. Dou-lhe três conselhos nesta matéria. A primeira é que o
bispo deverá vestir roupas robustas e firmemente tecidas em preparação
para o caminho estreito. A segunda é que ele deveria manter seus dez
dedos na frente de seus olhos e olhar através delas, como através de
grades para não se ser arranhado pelos espinhos.
A terceira é que ele deve caminhar cautelosamente e testar cada e todo
passo que ele der para ver se o seu pé obtém uma posição firme quando ele
o firmar no chão, e ele não deve apressadamente pôr ambos os pés ao mesmo
tempo sem primeiro assegurar-se das condições do caminho. Este caminho
estreito simboliza senão a malícia do povo malvado em relação aos justos,
o tipo de pessoas que despreza atos corretos e perverte os caminhos e
avisos retos dos justos, que dá pouco valor a qualquer coisa relacionada
a humildade e piedade. Para enfrentar essas pessoas, o bispo deve
vestir-se em traje de paciência firme, uma vez que paciência torna
encargos agradáveis e alegremente aceita os insultos que recebe.
Os espinhos simbolizam nada mais do que as dificuldades do mundo. Para
confrontá-los, os dez dedos dos mandamentos e conselhos de Deus e devem
ser mantidos para que, quando o espinho de provações e pobreza o
arranharem, ele possa lembrar-se do sofrimento e a pobreza de Cristo.
Quando o espinho da ira e da inveja o arranharem, ele deve lembrar-se do
amor de Deus que nós somos ordenados a guardar. O verdadeiro amor não
insiste em obter o que é seu mesmo, mas abre-se inteiramente para a glória
de Deus e ao benefício do próximo.
Que o bispo deve caminhar cautelosamente significa que ele deva ter toda
uma atitude de prudência inteligente em todo lugar. Porque uma boa pessoa
deve ter dois pés, por assim dizer. Um pé é um desejo de eternidade. A
outra é uma aversão pelo mundo. Seu desejo de eternidade deve ser
cauteloso, no sentido de que ele não deve desejar coisas eternas para si
próprio sozinho como se ele fosse digno delas; ao contrário, ele deve
colocar todos os seus afetos e desejos, bem como sua recompensa nas mãos
de Deus. Sua aversão para o mundo deve ser cautelosa e cheia de temor, no
sentido de que esta aversão não deve ser resultado de suas dificuldades
no mundo ou impaciência com a vida, nem deve ser pelo amor a uma mais
vida calma ou sendo liberado de realizar trabalho benéfico para outros.
Pelo contrário, só deverá ser o resultado de seu repúdio pelo pecado e
seu desejo de eternidade.
Uma vez que estas três dificuldades forem superadas, eu avisaria o bispo
sobre três inimigos no seu caminho. Como vês, o primeiro inimigo tenta
assobiar nos ouvidos do Bispo para bloquear a sua audição. O segundo está
na sua frente para arrancar seus olhos. O terceiro inimigo está a seus
pés, gritando bem alto e segurando um laço para prender seus pés, quando
ele os levantar do chão. O primeiro são aquelas pessoas ou aqueles
impulsos que tentam afastar o bispo do caminho certo, dizendo: “ por que
assumes tanto trabalho sobre ti mesmo e por que razão tornas teu caminho
tão estreito? Vai, em vez disso, para o caminho verdejante onde tantas
pessoas estão a andar. O que te importa como esta pessoa ou aquelas
pessoas se comportam? Por que te incomodas a ofender ou censurar as
pessoas que poderiam homenagear-te e gostar de ti ? Se eles não ofenderem
a ti e aqueles perto de ti, por que te importas com o modo que vivem ou
se ofendem a Deus? Se tu mesmo és um homem bom, por que te incomodas em
julgar os outros? Melhor trocar presentes e serviços! Faze uso das
amizades humanas para ganhar elogios e uma boa reputação durante tua
vida. "
O segundo inimigo quer cegar-te, como os filisteus fizeram a Sansão. Esse
inimigo é beleza e pertences mundanos, vestuário suntuoso, as armadilhas
da pompa, privilégios e favores humanos. Quando tais coisas são
apresentadas a ti e agradam aos olhos, a razão é cegada, os mandamentos
de Deus se tornam fracos e mornos, pecado é cometido livremente e, uma
vez cometido, não é levado a sério. Portanto, quando o bispo tem um
moderado suprimento de bens necessários, ele deve ficar contente. Pois
todas as demais pessoas hoje em dia acham mais agradável a ficar com
Sansão com o jugo do desejo em vez de amar a Igreja com uma disposição
louvável para o ministério pastoral.
O terceiro inimigo grita bem alto , carrega um laço e diz: “ por que estás
andando com tal cuidado e com a cabeça inclinada para baixo? Por que
razão te humilhas tanto, tu que deves ser e poderias ser homenageado por
muitas pessoas? Sê um sacerdote para te sentares entre aqueles da elite!
Sê um bispo para seres homenageado por muitos! Avança a postos superiores
para obteres melhor serviço e desfrutares de um maior descanso! Armazena
um tesouro com os quais podes ajudar a ti mesmo, bem como a outros, e ser
confortado por outros como retribuição, feliz onde quer que estejas! "
Quando o coração torna-se inclinado a esses sentimentos e sugestões, a
mente em breve dirige seus passos na direção de apetites terrenos e
mundanos, levantando o pé como se fosse o pé do desejo mais imoral , com
o que ele fica tão enredado na armadilha de cuidados mundanos que
praticamente não consegue se elevar à consideração da sua própria miséria
ou das recompensas e castigos de eternidade. Nem isso é surpreendente,
pois a escritura diz que quem aspira à função de bispo deseja uma tarefa
nobre para a honra de Deus. Agora, contudo, há muitos que querem as
honras mas fogem à tarefa em que é encontrada a eterna salvação da alma.
Por isso que este bispo deverá permanecer na posição que ele detém e não
procurar uma mais elevada, até que Deus lhe queira dar outra."
Uma explicação completa da Virgem ao bispo sobre como ele deve exercer o
cargo episcopal para dar glória a Deus e sobre a dupla recompensa por ter
cumprido sua missão de Bispo de forma verdadeira e sobre a dupla desgraça
por tê-la exercido de maneira falsa, e sobre como Jesus Cristo e todos os
Santos saúdam um verdadeiro e correto bispo.
Livro 3 - Capítulo 3
A mãe de Deus estava falando: "Gostaria de explicar ao bispo que ele
deve fazer por Deus e o que dará glória a Deus. Cada bispo deve guardar
sua mitra cuidadosamente em seus braços. Ele não deve vendê-la por
dinheiro nem cedê-la a outros por amor a amizades mundanas nem perdê-lo
através de negligência e falta de ardor. A mitra do Bispo significa nada
mais do que a hierarquia episcopal e o poder de ordenar sacerdotes, para
preparar a crisma, para corrigir quem se desvie do caminho e encorajar os
negligentes por seu exemplo. Segurar sua mitra cuidadosamente nos seus
braços significa que ele deveria refletir cuidadosamente sobre como e por
quê ele recebeu seu poder episcopal, como ele o exerce e quais são os
seus efeitos e suas finalidades.
Se o bispo examinasse como ele recebeu o seu poder, ele primeiro deverá
verificar se ele desejou o episcopado para seu próprio interesse ou de
Deus. Se fosse seu próprio interesse, então seu desejo era sem dúvida
carnal; se foi por amor a Deus, ou seja, para dar glória a Deus, então
seu desejo foi meritório e espiritual.
Se o bispo considerasse para qual finalidade recebeu o episcopado, então
certamente era para que ele pudesse se tornar um pai para os pobres e um
consolador e intercessor pelas almas, porque os bens do Bispo destinam-se
ao bem das almas. Se seus meios são consumidos ineficazmente e
desperdiçados de forma pródiga, então essas almas vão clamar por vingança
sobre o servo injusto. Eu lhe direi a recompensa que virá por ter
exercido o ministério de bispo. Será uma recompensa dupla, como diz
Paulo, tanto corporal quanto espiritual.
Será corporal, porque ele é o vigário de Deus na terra e, portanto, é
concedido a ele a honra divina por homens como um meio de honrar a Deus.
No céu, será corporal e espiritual devido à glorificação do corpo e da
alma, porque o servo estará lá com seu Senhor, devido tanto à forma como
viveu como um bispo na terra quanto ao seu humilde exemplo pelo qual ele
instigou os outros à glória de Deus juntamente consigo próprio. Todo
aquele que tem a classificação e as vestes de um bispo, mas abandona o
modo de vida episcopal, merecerá uma dupla desgraça.
Que poder do Bispo não deva ser vendido significa que o bispo não deve
conscientemente cometer simonia ou exercer seu ministério pelo amor ao
dinheiro ou aos favores humanos, ou para promover homens que sabe ser de
mau caráter porque pessoas pediram-lhe para fazê-lo. Que a mitra não deva
ser cedida a outros por causa de amizade humana significa que o bispo não
deve dissimular os pecados dos negligentes ou deixar que aqueles quem ele
pode e deve corrigir fiquem impunes, ou passar por cima dos pecados de
seus amigos ignorando-os em silêncio devido à amizade mundana, ou tomar
os pecados dos seus subordinados sobre as suas próprias costas, pois o
bispo é sentinela de Deus.
Que o bispo não deve perder sua mitra por negligência, significa que o
bispo não deve delegar a outros o que ele próprio deve e pode fazer mais
proveitosamente, que ele não deverá, por amor a sua própria comodidade
física, transferir para outros o que ele próprio é mais perfeitamente
capaz de realizar, pois o dever do bispo não é descansar, mas trabalhar.
Nem o bispo deve ignorar a vida e a conduta de quem ele delega as suas
tarefas. Ao contrário disso, ele deve saber e analisar como cumprem a
justiça e se eles se conduzem com prudência e sem cupidez em suas
atribuições. Quero que saiba, também, que o Bispo, no seu papel como
pastor, deve carregar um ramalhete de flores em seus braços para atrair
ovelhas, tanto as próximas quanto as distantes, para correrem com prazer
atrás de seu aroma.
Este buquê de flores significa as piedosas pregações do bispo. Os dois
braços dos quais o buquê de pregação divina pendem são dois tipos de
obras necessárias para um bispo, nomeadamente obras boas públicas e obras
boas ocultas. Assim, as ovelhas próximas de sua diocese, vendo a caridade
do bispo em suas obras e ouvindo-a nas suas palavras, darão glória a Deus
através do bispo. Da mesma forma, as ovelhas distantes, ouvindo a
reputação do bispo, vão querer segui-lo. Este é o mais doce ramalhete:
não deve ter vergonha da verdade e da humildade de Deus, pregar a boa
doutrina e praticá-la como se prega, ser humilde quando elogiado e devoto
na humilhação de si próprio. Quando o bispo tiver viajado até o final
deste caminho e atingir o portão, ele deve ter um presente em suas mãos
para apresentar ao Rei das Alturas. Assim, pode ele ter em suas mãos um
precioso vaso, um vaso vazio, para oferecer ao Rei das Alturas.
O vaso vazio a ser oferecido é o seu próprio coração. Ele deve lutar a
noite e dia para que possa ser esvaziado de todos as vontades e o desejo
de elogios efêmeros. Quando tal bispo é levado do Reino da glória, Jesus
Cristo, verdadeiro Deus e Homem, virá para encontrá-lo juntamente com
toda a legião de Santos. Então ele ouvirá os anjos dizendo: "nosso
Deus, nossa alegria e todo o bem! Este bispo era puro no corpo, firme na
sua conduta. É benéfico que devamos apresentá-lo a Ti, pois ele ansiava
por nossa companhia todos os dias. Satisfaze seu desejo e aumente a nossa
alegria pela sua vinda! " Em seguida, também, outros Santos vão
dizer: “ Ó Deus, nossa alegria é tanto de Ti como em Ti, e precisamos de
mais nada.
No entanto, nossa alegria é elevada pela alegria da alma deste bispo que
ansiava por Ti, enquanto ele estava ainda conseguia ansiar por Ti. As
doces flores de seus lábios aumentaram nossos números. As flores de suas
obras consolavam aqueles que viviam longe e perto. Portanto, deixa-o
alegrar-se conosco, e rejubila-Te por ele, por quem ansiavas-te tanto
quando morreste por ele. " Finalmente, o Rei da glória dirá a ele: “
amigo, vieste apresentar-me teu coração esvaziado de sua vontade
egoística. Portanto, irei preencher-te com a minha alegria e glória.
Minha felicidade tua e tua glória em mim nunca cessará.”
Palavras da mãe, para sua filha sobre a cobiça dos bispos maus; ela
explica em uma parábola longa que muitas pessoas através de suas boas
intenções atingem a classificação espiritual que bispos incontinentes
rejeitam apesar de terem sido chamados a ele num sentido físico.
Livro 3 - Capítulo 4
A mãe de Deus fala à noiva do Filho, dizendo: "você está chorando
porque Deus ama tanto as pessoas, mas as pessoas amam a Deus tão pouco. É
por isso. Onde, na verdade, está esse governante ou bispo que não cobiça
seu ministério para obter honras mundanas e riqueza, mas, ao contrário,
deseja-o para ajudar os pobres com suas próprias mãos? Já que reis e
bispos não querem vir para o festim de casamento preparada para todos nos
céus, os pobres e os fracos virão em seus lugares, como eu lhe mostrarei
por meio de um exemplo.
Em uma determinada cidade vivia um sábio, bonito, e rico bispo, que foi
elogiado pela sua sabedoria e bela aparência, mas não, como deveria,
render graças a Deus que lhe tinha dado essa própria sabedoria. Ele foi
elogiado e homenageado para sua riqueza, também, e ele entregou numerosos
presentes visando a favores mundanos. Ele ansiava por mais bens ainda
para ser capaz de dar mais presentes e ganhar maior homenagens. Este
bispo tinha um sacerdote culto na sua diocese que pensava consigo próprio
do seguinte modo: “ este bispo”, disse ele," ama a Deus menos que
ele deveria. Sua vida toda tende em direção ao mundano.
Portanto, se é agradável a Deus, gostaria de ter seu episcopado para dar
glória a Deus. Eu não o desejo por razões mundanas, vendo que essa honra
mundana é nada mais do que ar vazio, nem por razões de riqueza, que é tão
pesada quanto o mais pesado dos fardos, nem por razões de descanso e
conforto físicos , pois só preciso de um montante razoável de descanso
para manter meu corpo apto para o serviço de Deus. Não, eu o desejo pelo
amor de Deus sozinho. E, embora seja indigno de qualquer honra, ainda,
para ganhar mais almas para Deus e beneficiar as pessoas mais pela minha
palavra e por meu exemplo e para apoiar a mais pessoas através das
receitas da Igreja, gostaria de bom grado de assumir a trabalhosa tarefa
de ser bispo.
Deus sabe que eu preferiria morrer uma morte dolorosa ou suportar
dificuldades amargas do que estar na hierarquia de bispo. Estou tão
suscetível a sofrer como meu próximo, mas, ainda assim, quem aspira ao
ministério de bispo deseja uma tarefa nobre. Por esta razão, eu
prontamente desejo o honroso título de bispo juntamente com as obrigações
pesadas de um bispo, embora faço da mesma forma com que desejo a morte.
Eu desejo a honra como forma de salvar mais almas. Eu desejo esse encargo
para minha própria salvação e para mostrar o meu amor por Deus e as
almas. Desejo esse ministério unicamente para poder distribuir os bens da
Igreja para os pobres mais generosamente, para instruir as almas mais
clara e abertamente , para instruir aqueles no erro com mais coragem,
para mortificar minha carne mais completamente, exercer auto-controle
mais assiduamente como exemplo a outros. "
Este cônego, com prudência, reprovou seu bispo em privado. No entanto, o
bispo levou-o a mal e envergonhou o sacerdote em público, imprudentemente
gabando-se de sua própria competência e a moderação em tudo. O cônego, no
entanto, entristecido com as impropriedades do bispo, suportou os
insultos com paciência. Mas o bispo ridicularizou a caridade e a
paciência do cônego e falou contra ele, tanto que ao cônego foi dada a
culpa e foi considerado um tolo mentiroso, enquanto o bispo foi visto
como sendo justo e perspicaz.
Depois, com o passar do tempo, o bispo e o cônego faleceram e foram
chamados ao julgamento de Deus. À sua vista e na presença dos anjos, um
trono dourado apareceu com a mitra e as insígnias de um bispo perto do
trono. Um grande número de demônios estavam seguindo o cônego, desejosos
de encontrar alguma falha fatal nele. Quanto ao bispo, sentiram certeza
de tê-lo como uma baleia que mantém seu filhote no seu ventre no meio as
ondas. Houve muitas acusações arrasadoras contra o bispo; por que razão e
com que intenção ele assumiu o ministério de bispo, por que ele cresceu
em orgulho sobre os bens intencionados para as almas, da forma que ele
dirigiu as almas confiadas a ele, de que forma ele havia respondido à
graça que Deus lhe dera.
Quando o bispo não pôde dar nenhuma resposta justa para as acusações, o
juiz respondeu: “ponha excrementos sobre a cabeça do bispo, em vez de uma
mitra e piche em suas mãos em vez de luvas, lama sobre seus pés em vez de
sandálias. Ao invés de camisa de bispo e vestuário de linho, coloque os
trapos de uma prostituta sobre ele. Deixe-o ter vergonha em vez de honra.
Em vez de um comboio de servos, deixe-o ter uma ralé enfurecida de
demônios.” Em seguida, o juiz acrescentou: “coloque uma coroa tão
radiante como o sol na cabeça do cônego, luvas douradas em suas mãos,
calçados em seus pés. Deixe-o vestir as roupas de um bispo com toda honra.”
Vestido de seu traje episcopal, rodeado de uma hoste celestial, ele foi
apresentado ao juiz como um bispo honrado. O bispo, no entanto, saiu como
um ladrão com uma corda ao redor de seu pescoço. À vista dele, o juiz
desviou seus olhos misericordiosos como fizeram todos os seus Santos com
ele.
É a forma em que muitas pessoas através de suas boas intenções e em um
sentido espiritual atingem a classificação de honra desprezada por
aqueles que foram chamados a ele num sentido físico. Tudo isto
realizou-se instantaneamente diante de Deus, embora, por amor a ti, foram
encenados em palavras, porque mil anos são como uma única hora diante de
Deus. Acontece todos os dias que, na medida em que bispos e governantes
não querem ter o ministério a que eles foram chamados, Deus escolhe para
si próprio pobres sacerdotes e servidores de paróquia que, vivendo de
acordo com sua própria e melhor consciência, gostariam de ser benéficos
para almas para a glória de Deus se eles pudessem, e fazem o que podem.
Por esse motivo, eles tomarão os locais preparados para os bispos.
Deus é como um homem que pendura uma coroa dourada do lado de fora da
porta da sua casa e grita ao que passa: "qualquer pessoa de qualquer
posição social permanente pode ganhar esta coroa! Quem for mais nobremente
vestido em virtude irá obtê-la”. Sei que se bispos e governantes são
sábios em sabedoria mundana, Deus é mais sábio do eles num sentido
espiritual, porque ele eleva os humildes e não dá a sua aprovação para o
orgulhoso. Também sabe tu que este cônego que foi elogiado não teve de
enfeitar o seu cavalo quando ele foi para pregar ou realizar as suas
funções, nem ele teve que acender o fogo quando ele estava prestes a
comer.
Não, ele teve os servidores e os meios que ele necessários para viver em
uma forma razoável. Ele tinha dinheiro, também, embora não para uso
próprio ganancioso, nem mesmo se ele tivesse toda a riqueza do mundo
poderia ele ter dado um único tostão para se tornar bispo. Mas nem por
todo o mundo ele se recusaria a se tornar bispo se fosse vontade de Deus.
Ele deu sua vontade a Deus, pronta a ser honrado para a honra de Deus e
pronto para ser rebaixado por puro amor e temor de Deus."
Palavras de Ambrósio, para a noiva sobre a oração de pessoas boas pelo o
povo; governantes do mundo e a Igreja são comparados com timoneiros,
enquanto orgulho e o resto dos vícios são comparados com tempestades, e a
passagem para a verdade é comparada a um porto seguro; também, sobre a
chamada espiritual da noiva.
Livro 3 - Capítulo 5
Está escrito que os amigos de Deus clamaram uma vez, pedindo a Deus
romper os céus e descer para libertar seu povo de Israel. Nestes dias,
também, amigos de Deus clamaram dizendo: "Deus bondosíssimo, podemos
ver inúmeras pessoas perecendo nas tempestades perigosas, pois seus
timoneiros são gananciosos e estão sempre desejosos de desembarcar nos
países onde eles pensam que irão obter um lucro maior. Conduzem as
pessoas em direção a lugares onde há uma enorme arremeter de ondas,
enquanto as próprias pessoas não conhecem qualquer refúgio seguro. Porque
este povo incontável está, portanto, em perigo terrível e muitos poucos
deles sequer alcançam seu porto seguro adequado. Suplicamos que vós, Rei
de toda a glória, graciosamente ilumineis o porto seguro para que vosso
povo possa escapar de seu perigo, sem ter que obedecer aos malvados
timoneiros mas sendo levado ao refúgio por vossa luz abençoada”.
Por estes timoneiros, quero dizer todos aqueles que exercem poder
temporal ou espiritual no mundo. Muitos deles adoram tanto sua própria
vontade que eles não se incomodam com as necessidades das almas sob seus
cuidados ou com as tempestades violentas do mundo, pois eles estão com
seu próprio livre arbítrio apanhado por tempestades de orgulho, ganância
e impureza. A população infeliz e miserável imita seus atos, pensando que
estão numa via reta. Desta forma, os governantes trazem seus súditos e a
si próprios à perdição ao seguirem cada desejo egoísta. Por porto seguro
ou refúgio, quero expressar a passagem à verdade.
Para muitas, esta passagem tornou-se tão escura que quando alguém lhes
descreve como chegar ao porto da sua pátria celestial pelo caminho do
Sagrado Evangelho de Cristo, então o chamam de mentiroso e, em vez disso,
seguem os caminhos de quem se atola e refestela em cada pecado, em vez de
confiar nas palavras dos que pregam a verdade do Evangelho.
Pela luz suplicada pelos amigos de Deus, quero expressar uma revelação
divina feita no mundo a fim de que o amor de Deus seja renovado no
coração humano e sua justiça não seja esquecida ou negligenciada.
Portanto, devido à sua misericórdia e às orações dos seus amigos, agradou
a Deus chamá-lo no Espírito Santo para que você espiritualmente possa
ver, ouvir e compreender a fim de que você possa revelar aos outros o que
você ouvir no Espírito de acordo com a vontade de Deus."
Palavras de Ambrósio para a noiva, oferecendo uma alegoria sobre um
homem, sua esposa e seu empregada doméstica, e sobre como este adúltero
simboliza um bispo perverso enquanto sua esposa simboliza a Igreja e sua
empregada doméstica, o amor deste mundo, e sobre a sentença dura sobre os
mais ligados ao mundo do que à Igreja.
Livro 3 - Capítulo 6
Sou o bispo Ambrósio. Estou aparecendo para você e falar com você em
alegoria, porque o seu coração é incapaz de receber uma mensagem
espiritual sem alguma comparação física. Uma vez, havia um homem ,cuja
esposa com quem foi legalmente casado, era encantadora e prudente. No
entanto, ele gostava mais da empregada doméstica do que sua esposa. Isto
teve três consequências. A primeira é que as palavras e gestos da
empregada o agradava mais do que as da sua esposa. A segunda é que ele
vestia a empregada muito bem com roupas finas sem se importar que sua
esposa estivesse vestida de andrajos comuns. O terceiro é que ele estava
acostumado a gastar nove horas com a empregada e apenas a décima hora com
sua esposa. Ele passou a primeira hora ao lado da empregada,
divertindo-se ao olhar para sua beleza. Ele passou da hora segunda
dormindo em seus braços. Ele passou a hora terceira fazendo alegremente
trabalho manual pelo amor ao conforto da empregada.
Ele passou a hora quarta fazendo descanso físico com ela após exaustivo
trabalho físico . Ele passou a hora quinta inquieto em sua mente e
preocupando-se sobre como sustentá-la. Ele passou a sexta hora em repouso
com ela, vendo agora que ela aprovou totalmente o que ele tinha feito por
ela. Na sétima hora, o incêndio de luxúria carnal entrou nele. Ele passou
a oitava hora satisfazendo toda sua luxúria com ela. Na hora nona ele negligenciou
determinadas tarefas que ele, no entanto, teria gostado de realizar. Ele
passou da hora décima fazendo algumas tarefas que ele não quis fazer. E
apenas durante esta hora ele ficou com sua esposa. Um dos parentes de sua
esposa veio ao adúltero e lhe acusou duramente, dizendo: “converta a
afeição de seu coração na direção de sua esposa legítima. Ame-a e vista-a
adequadamente e gaste nove horas com ela e apenas a décima hora com a
empregada doméstica. Se não, cuidado, porque você morrerá uma morte súbita
e horrível.”
Por esse adúltero a que me refiro, é alguém que possua o ministério de
bispo para suprir a Igreja, mas, apesar disso, leva uma vida adúltera.
Ele está associado à Santa Igreja em união espiritual para que ela seja
sua noiva mais preciosa, mas ele retira seus afetos dela e ama o mundo
servil muito mais do que sua nobre dama e noiva. Assim, ele faz três
coisas. Em primeiro lugar, ele se alegra mais na adulação fraudulenta do
mundo do que numa disposição obediente em direção a Santa Igreja. Em
segundo lugar, ele ama enfeites mundanos, mas se interessa pouco sobre a
falta de enfeites materiais e espirituais da Igreja. Em terceiro lugar,
ele gasta nove horas com o mundo e apenas uma das dez com a Igreja Santa.
Assim, ele gasta a primeira hora na em boa alegria, contemplando a beleza
do mundo com grande satisfação.
Ele gasta a hora segunda dormindo docemente nos braços do mundo, isto é,
no meio de suas fortificações elevadas e a vigilância de seus exércitos,
alegremente confiante na segurança física por causa dessas coisas. Ele
passa a terceira hora alegremente a fazer trabalho manual por amor a
vantagens mundanas para que ele possa obter o prazer físico do mundo. Ele
passa a quarta hora com prazer tendo descanso físico após seu esforço
físico, agora que ele tem meios suficientes. Ele gasta a hora quinta
inquieto em sua mente de maneiras diferentes, preocupado com como ele
pode parecer ser prudente em matérias mundanas.
Durante a sexta hora que ele experimenta um agradável descanso de alma,
vendo que pessoas em todo a parte aprovam o que ele tem feito. Na sétima
hora, ele ouve e vê prazeres mundanos e abre sua luxúria para eles. Isso
provoca um incêndio a arder impaciente e intoleravelmente no seu coração.
Na oitava hora que ele realiza em atos o que antes tinha apenas sido sua
ardente vontade. Durante a hora nona, ele omite por negligência
determinadas tarefas que ele queria ter feito por motivos mundanos, para
não se ofender aqueles para quem tem uma mera natural afeição. Na décima
hora, ele executa sem alegria alguns atos bons, com medo de que ele possa
cair no desprezo e ganhar má reputação ou receber uma pena severa, se por
algum motivo, ele totalmente haja negligenciado em cumpri-los.
Ele é acostumado a gastar apenas esta décima hora com a Santa Igreja
fazendo o bem não por amor mas por medo. Ele está, naturalmente, com medo
de punição dos incêndios do inferno. Se ele pudesse viver para sempre no
conforto físico e com abundância de bens mundanos, ele não se preocuparia
em perder a felicidade do céu.
Por conseguinte, juro por Deus ,quem não tem nenhum começo e que vive sem
fim, e afirmar com certeza que, a menos que ele retorne para a Santa
Igreja em breve e gaste nove horas com ela e apenas a décima com a
empregada, ou seja, com o mundo – não o amando, mas possuindo a riqueza e
a honra do seu mandato episcopal com relutância e organizando tudo na
humildade e razoavelmente para a glória de Deus - então a ferida
espiritual em sua alma será tão grave como - fazendo uma comparação
física - a ferida de um homem tão horrivelmente atingido na cabeça que
seu corpo todo é destruído até a sola dos pés, com suas veias e músculos
arrebentando e seus ossos esmagados e a medula fluindo terrivelmente em
todas as direções.
Como duramente atormentado como parece o coração num corpo tão
violentamente atingido na sua cabeça e as partes do corpo mais próximas à
cabeça que as próprias solas de seus pés estarão com dor, embora sejam as
mais distantes, igualmente e duramente torturada essa alma miserável
aparecerá mais próxima ao impacto da Justiça Divina quando em sua
consciência ver-se sendo terrivelmente ferido em cada lado."
Palavras da Virgem à noiva comparando um bispo amante do mundo com um
fole cheio de ar ou um caracol deitado na imundície, e sobre a sentença
dada ao bispo, que é o precisamente o oposto do Bispo Ambrósio.
Livro 3 - Capítulo 7
A escritura diz: "Aquele que ama a sua própria alma neste mundo a
perderá." Agora este bispo amava a sua própria alma com todos os
seus desejos e não havia nenhuma inclinação espiritual no seu coração.
Ele também pode ser comparado a um fole cheio de ar junto de uma forja.
Assim como existe ar sobrando no fole uma vez que os carvões são gastos e
o metal candente está fluindo, assim também, embora este homem deu à sua
natureza de tudo o que ela implora, inutilmente desperdiçando seu tempo,
as inclinações mesmas ainda ficam-lhe como o ar no fole. Sua vontade está
inclinada ao orgulho mundial e à luxúria. Devido a esses vícios, ele
oferece um pretexto e um exemplo pecaminoso mesmo para pessoas com
coração endurecido, que, desperdiçado em pecados, são escoados lá em
baixo, para o inferno.
Esta não foi a atitude do bom bispo Ambrósio. Seu coração foi preenchido
com a vontade de Deus. Ele comeu e dormiu com temperança. Ele expulsou o
desejo de pecado e gasta seu tempo útil e moralmente, ele bem poderia ser
chamado de um fole de virtudes. Ele curou as feridas do pecado com
palavras de verdade. Ele inflamou quem se tornara frio no amor de Deus
através do exemplo de suas próprias boas obras. Ele arrefeceu aqueles que
estavam se queimando com desejos pecaminosos pela pureza da sua vida.
Desta forma, ele ajudou muitas pessoas a evitar entrar na morte do
inferno, pois o amor divino viveu nele enquanto viveu.
Este bispo, por outro lado, é como um caracol que se reclina na sua
nativa nojeira e arrasta sua cabeça pelo chão. De forma semelhante, este
homem se reclina e tem sua alegria na pecaminosa abominação, permitindo
sua mente a se arrastar pelo mundano em vez de pelo pensamento de
eternidade, eu o faria refletir sobre três coisas: Primeiro, a maneira em
que ele tem exercido seu ministério sacerdotal. Segundo, o significado
daquela frase do Evangelho: "possuem peles de ovelha mas são lobos
ameaçadores no interior". Terceiro, a razão por que seu coração arde
para coisas temporais mas é frio em relação ao Criador de todas as
coisas."
Palavras da Virgem, para a noiva, sobre sua própria perfeição e
excelência, e sobre os desejos desordenados de professores modernos e
sobre sua falsa resposta à pergunta que lhes foi feita pela Virgem
gloriosa.
Livro 3 - Capítulo 8
A mãe fala: "eu sou a mulher que esteve sempre no amor de Deus.
Fiquei desde a minha infância inteiramente na companhia do Espírito
Santo. Se você quiser um exemplo, pense como uma noz cresce. Sua casca
exterior cresce e se alarga, enquanto seu cerne interior também amplia e
cresce, para que a noz esteja sempre cheia e não haja espaço nela para
nada de estranho. Da mesma forma, também, fiquei preenchida com o Espírito
Santo desde a minha infância. Como meu corpo crescia e me tornei mais
velha, do Espírito Santo me preencheu com tal abundância que não deixou a
nenhum espaço em mim para qualquer pecado entrar. Assim, sou aquela que
nunca cometeu o pecado venial ou mortal. Sou tão ardente com amor por
Deus que nada mais me agrada do que cumprir a vontade de Deus, pois o
fogo do amor divino incendiou meu coração.
Deus, abençoado acima de tudo para sempre, que criou-me através do seu
poder e preencheu-me com o poder do seu Espírito Santo, tem um amor
ardente por mim. No fervor do seu amor, ele me enviou seu mensageiro e
deu-me compreender sua decisão de que eu devia tornar-me a Mãe de Deus .
Quando percebi qual era a vontade de Deus, em seguida, através do fogo do
amor que eu tinha no meu coração dirigido a Deus, uma palavra de
verdadeira obediência imediatamente deixou meus lábios e dei esta
resposta ao mensageiro, dizendo: “Possa ser feito a mim de acordo com sua
palavra”. Neste mesmo instante, a Palavra se tornou carne em mim. O Filho
de Deus tornou-se meu filho.
Nós dois tínhamos um filho que é Deus e Homem ao mesmo tempo, pois sou
mãe e virgem ao mesmo tempo. Como meu filho Jesus Cristo, verdadeiro Deus
e o mais sábio dos homens, deitou-se no meu útero, recebi essa tão grande
sabedoria através dele que compreendo não só a aprendizagem dos
acadêmicos, mas também eu mesmo poderia discernir se seus corações eram
verdadeiros, se suas palavras procediam do amor a Deus ou de mera
inteligência acadêmica. Portanto, quem ouvir as minhas palavras deve
informar esse estudioso que tenho três perguntas para ele: primeiro, se
ele pretender conquistar o favor e a amizade do bispo num sentido
corporal mais do que ele pretender apresentar alma do bispo a Deus em um
sentido espiritual. Segundo, se sua mente mais se rejubila em possuir
tantos florins em possuir nenhum. Terceiro, qual, das duas opções
seguintes, ele prefere: ser chamado um estudioso e tomar seu lugar entre
as fileiras honradas pelo amor à glória mundana ou para ser chamado de um
simples irmão e tomar seu lugar entre os humildes.
Permitam-lhe a refletir estas três perguntas cuidadosamente. Se seu amor
pelo o bispo é corporal em vez da espiritual, daí se segue que ele lhe
diz coisas que gosta de ouvir em vez de proibi-lo de fazer todas as
coisas pecaminosas que ele gosta de fazer.
Se ele for mais feliz possuindo muitos florins, em vez de nenhum, então
ele ama riquezas, mais do que a pobreza. Então, ele dá a impressão de
aconselhar os seus amigos para adquirir tanto quanto podem e ao invés de
abandonarem o que fosse supérfluo de bom grado. Se, por amor a honra
mundana, ele prefere sua reputação de acadêmico e sentar-se em um lugar
de honra, então ele ama o orgulho mais do que a humildade e, portanto,
parece a Deus mais como um burro do que um estudioso. Nesse caso, ele
está mascando sobre palha vazia, o que é o mesmo que conhecimentos
acadêmicos sem caridade, e ele não tem o trigo fino da caridade, pois a
caridade divina nunca pode se tornar forte em um coração orgulhoso".
Depois que o estudioso havia se desculpado com o pretexto de que ele
tinha uma vontade maior de apresentar a alma do bispo a Deus em um
sentido espiritual e que ele preferiria ter nenhum florim e, em terceiro
lugar, que ele não se preocupava sobre o título de especialista, a Mãe
disse novamente: "Sou aquela que ouviu a verdade dos lábios de
Gabriel e acreditou sem duvidar. É por isso que a Verdade tomou para si
carne e sangue do meu corpo e permaneceu em mim.
Eu trouxe à luz a essa mesma Verdade que foi Deus e Homem. Na medida em
que a Verdade, que é o Filho de Deus, desejava vir a mim, morar em mim e
a nascer de mim, sei muito bem se pessoas têm verdade sobre seus lábios
ou não. Fiz ao estudioso três perguntas. Eu aprovaria sua resposta se
houvesse verdade nas suas palavras. No entanto, não havia nenhuma verdade
nelas. Por isso, vou dar-lhe três avisos. A primeira é que existem
algumas coisas que ele ama e deseja neste mundo mas que ele não obterá
mesmo. A segunda é que ele perderá em breve a coisa que ele tem alegria
mundana em possuir. O terceiro é que os pequenos entrarão no céu. Os
grandes permanecerão de fora, porque o portão é estreito".
Palavras da Virgem à noiva sobre como aqueles que podem ver e ouvir, etc.
escapam aos perigos em virtude da luz do sol, etc., mas perigos acontecem
àqueles que estão cegos e surdos e assim por diante.
Livro 3 - Capítulo 9
A mãe fala: "apesar de um homem cego não vê-lo, o sol ainda brilha
claramente no esplendor e beleza mesmo enquanto ele está a cair no fundo
do precipício. Os viajantes que têm visão clara são gratos à clara luz
que os ajuda a evitar os perigos da sua viagem. Embora o homem surdo não
o ouça, ainda assim a violenta avalanche desce sobre ele esmagando-o
terrivelmente do alto, mas quem pode ouvi-la vindo escapa para lugares
mais seguros. Embora um homem morto não possa provar enquanto ele jaz
apodrecendo entre vermes, uma boa bebida ainda tem gosto doce. Um homem
vivo pode bebê-lo e se contentar, sentindo-se encorajado para qualquer
feito corajoso".
A Virgem fala para sua filha, oferecendo garantias sobre as palavras
proferidas a ela; e sobre o perigo do colapso da Igreja se aproximando, e
sobre como, infelizmente, os supervisores zeladores da Igreja em grande
parte dedicam-se hoje em dia a uma vida de imoralidade e a ganância, e o
desperdício dos bens da Igreja no seu orgulho, e sobre como a fúria de
Deus é suscitada contra eles.
Livro 3 - Capítulo 10
A Mãe fala: "não tenhas medo das coisas que estás prestes a veres,
pensando que elas vêm o espírito do mal. Tal como luz e calor acompanham
a aproximação do sol, mas não segue a uma sombra escura, da mesma forma
duas coisas acompanham a chegada do Espírito Santo no coração: ardente
amor por Deus e a iluminação completa da Santa fé. Agora estás experimentando
essas duas coisas. Essas duas não se seguem ao diabo, a quem nós podemos
assemelhar a uma sombra escura. Portanto, envia meu mensageiro ao homem
que te mencionei. Apesar de conhecer seu coração e como ele vai responder
e o fim iminente da sua vida, deverás ainda enviar-lhe a seguinte
mensagem.
Eu o faria saber que o fundamento da Igreja Sagrada está tão fortemente
deteriorado em seu lado direito que o seu telhado em arcadas tem muitas
fissuras na parte superior, e que isso faz com que as pedras caiam tão
perigosamente que muitos daqueles que passam abaixo dela percam as vidas.
Várias das colunas que devem ficar eretas estão quase ao nível do solo e
até mesmo o piso é tão cheio de buracos que os cegos que entram lá têm
quedas perigosas. Às vezes acontece mesmo que, juntamente com os cegos,
pessoas com boa acuidade visual têm quedas feias devido aos buracos
perigosos no piso. Como resultado de tudo isto, a Igreja de Deus está
perigosamente cambaleando e se ela está cambaleando tanto, o que a aguarda
em seguida se não seu colapso?
Garanto-vos que, se ela não for ajudada por reparos, seu colapso será tão
grande que será ouvida em toda a cristandade. Sou a Virgem cujo ventre o
filho de Deus condescendeu em entrar, sem o mínimo traço de luxúria carnal.
O filho de Deus nasceu do meu útero fechado, dando-me consolação, mas
nenhuma dor. Eu fiquei de pé junto à Cruz quando ele vitoriosamente
superou o Inferno por meio de seu paciente sofrimento e abriu o céu com o
sangue do seu coração. Fiquei também sobre a montanha quando o filho de
Deus, que também é meu filho, subiu aos céus. Tenho o conhecimento mais
claro de toda a fé Católica que ele pregou e ensinou a todos que queriam
entrar o céu.
Eu sou essa mesma mulher, e agora estou acima do mundo em oração
contínua, como um arco-íris acima das nuvens que aparece para se inclinar
em direção à terra e tocá-la, em ambas as extremidades. Vejo-me como um
arco-íris a arquear para baixo em direção aos habitantes bons e maus da
terra através de minhas orações. Curvo-me em direção a pessoas boas para
que possam ser firmes nos mandamentos da Santa Igreja, e me curvo em
direção a pessoas más para que eles não possam aumentar suas maldades e
ficarem ainda piores. Eu faria o homem que mencionei saber que nuvens
implacáveis e horríveis sobem em na direção do arco-íris resplandecente.
Por essas nuvens, quero simbolizar aqueles que levam uma vida de
imoralidades, aqueles que são tão insaciáveis como o abismo do oceano em
sua ganância por dinheiro e aqueles que arrogante e irracionalmente
gastam seus meios num desperdício como de uma torrente derrama sua água.
Muitos dos supervisores da Igreja são culpados por estas três coisas, e
seus pecados terríveis se elevam ao céu à vista de Deus, tão opostas às
minhas orações quanto às nuvens obscenas que se opõem ao arco-íris
resplandecente. Os homens que deveriam estar aplacando a fúria de Deus
juntamente comigo, em vez disso estão provocando fúria de Deus contra si.
Esses homens não devem ser promovidos na Igreja de Deus. Eu, a Rainha do
céu, chegarei ao auxílio de quem, conhecendo a sua própria insuficiência,
esteja disposto a assumir a tarefa de tornar a fundação da Igreja estável
e restaurando a vinha abençoada que Deus fundou com seu sangue e,
juntamente com os anjos, arrancarei pelas raízes as raízes soltas e
arremessarei quaisquer árvores sem fruto para o fogo e plantarei mudas
frutíferas . Por esta vinha, quero dizer a Igreja de Deus em que as duas
virtudes da humildade e a caridade divina devem ser restauradas."
Explicação
O Filho de Deus fala dos núncios papais: " entrastes na companhia de
governantes e vos tornareis ainda mais elevados. Digno é aquele que para
exalta a humildade, pois o orgulho já se elevou demais. Quem tem a
caridade pelas almas também receberão as honras mais altas, pois a
ambição e a simonia agora prevalecem entre as muitas pessoas. Feliz é ele
que tenta erradicar os vícios do mundo, tanto quanto ele puder, porque
agora os vícios se tornam anormalmente fortes.
Também é mais eficiente ter paciência e rezar por ele, pois, nos dias de
muitos que ainda vivem, o sol vai ser rasgar em dois, as estrelas serão
atiradas à confusão, a sabedoria será considerada tola, os humildes na
terra gemerão e prevalecerão os ousados. A compreensão e a interpretação
destas coisas pertence aos sábios que sabem como tornar o bruto, suave e
prover para o futuro." A revelação precedente foi para o Cardeal de
Albano, que era então um prior.
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