Novena a São Bento
São Bento de Nórcia - 480-547
Celebra-se a 11 de Julho, Fundou a Ordem dos Monges Beneditinos
Oração da medalha de São Bento.
A Cruz Sagrada
seja a minha luz, não seja o dragão meu guia.
Retira-te,
satanás!
Nunca me
aconselhes coisas vãs.
É mau o que tu
me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno!
Oração para obter qualquer graça.
Oh! Glorioso
patriarca São Bento, que vos mostrastes sempre compassivo com os
necessitados, fazei que também nós, recorrendo à vossa poderosa
intercessão, obtenhamos auxilio em todas as nossas aflições.
Que nas famílias
reine a paz e a tranqüilidade; se afastem todas as desgraças, tanto
corporais como espirituais, especialmente o pecado.
Alcançai do
Senhor a graça que vos suplicamos; obtendo-nos finalmente que, ao terminar
nossa vida neste vale de lágrimas, possamos ir louvar a Deus convosco no
Paraíso.
Rogai por nós,
glorioso patriarca São Bento, para que sejamos dignos das promessas de
Cristo.
Oração Conclusiva.
Oh! Deus, que
fizestes o abade São Bento preclavo mestre na escola do Vosso serviço,
concedei que, nada preferindo ao Vosso Amor, corramos de coração dilatado
no caminho dos Vossos Mandamentos.
Por Nosso Senhor
Jesus Cristo, na unidade do espírito Santo. Amém.
Primeiro Dia
1.Oração da
medalha de São Bento.
2. Oração para
obter qualquer graça.
3. Palavra de
Deus
Seguir a Jesus é
comprometer-se.
"Ao passar
pela beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e seu irmão André; estavam
jogando a rede ao mar, pois eram pescadores.
Jesus disse para
eles: "Sigam-Me, e Eu farei vocês se tornarem pescadores de
homens."
Eles
imediatamente deixaram as redes e seguiram a Jesus"(Mc.1,16-18).
4. Reflexão
O chamado dos
primeiros discípulos é um convite aberto a todos os que ouvem as palavra
de Jesus.
Simão e André
deixam a profissão.
Seguir a Jesus
implica deixar as seguranças que possam impedir o compromisso com uma
ação transformadora.
5. Ladainha de
São Bento
6. Conhecendo a
Regra de São Bento.
O primeiro grau
da humildade é a pronta obediência.
É peculiar
àqueles que nada amam acima de Cristo.(...)
Esta mesma
obediência somente será digna da aceitação de Deus e suave para os
homens, se a ordem for executada sem delongas, sem hesitações, sem
morosidade, sem murmuração ou qualquer palavra de resistência.(...)
Se o discípulo
obedecer de má vontade e se murmurar, ainda que não o faça com a boca,
mas só no coração, ainda que cumpra a ordem recebida, sua obra não será
agradável a Deus, que vê o intimo dos corações; e, longe de obter alguma
graça por tal ação, incorrerá na pena dos murmuradores, se não fizer
reparação e não se corrigir (cap.5, Obediência).
7. Oração
Conclusiva.
Segundo Dia
1. Oração da
medalha de São Bento.
2. Oração para
obter qualquer graça.
3. Palavra de
Deus
Jesus rejeita a
popularidade fácil.
"De
madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num
lugar deserto.
Simão e seus
companheiros foram atrás de Jesus e, quando O encontraram, disseram:
'Todos estão Te
procurando.' Jesus respondeu:
"Vamos para
outros lugares, às aldeias da redondeza.
Devo pregar
também alí, pois foi para isso que Eu vim."
E Jesus andava
por toda a Galiléia, pregando nas Sinagogas e expulsando os
demônios"(Mc.1,35-39).
4. Reflexão
O deserto é o
ponto de partida para a missão.
Aí Jesus
encontra o Pai, que envia para salvar os homens.
Mas encontra
também a tentação:
Pedro sugere que
Jesus aproveite a popularidade conseguida num dia.
É o primeiro
diálogo com os discípulos, e já se nota tensão.
5. Ladainha de
São Bento
6. Conhecendo a
Regra de São Bento.
Quando temos
alguma coisa a solicitar aos homens poderosos, nós nos aproximamos com
humildade e respeito.
Com quanto maior
razão devemos apresentar nossas súplicas com toda humildade e pureza de
devoção ao Senhor Deus do Universo!
E saibamos que
não é pela multiplicidade de palavras que seremos atendidos, e sim pela
pureza do coração e a compunção das lágrimas.
A prece deve
ser, portanto, curta e pura, salvo se, porventura, venha a prolongar-se
por afeto inspirado pela graça Divina.
Mas, em
comunidade, que a oração seja curta, e, dado o sinal pelo superior,
levantem-se todos ao mesmo tempo (cap.20, da reverência na oração).
7. Oração
Conclusiva.
Terceiro Dia
1. Oração da
medalha de São Bento.
2. Oração para
obter qualquer graça.
3. Palavra de
Deus
Jesus e os
marginalizados
"Um leproso
chegou perto de Jesus e pediu de joelhos:
'Se queres, Tu
tens o poder de me purificar.'
Jesus ficou
cheio de ira, estendeu a mão, tocou nele e disse:
"Eu quero,
fique purificado."
No mesmo
instante a lepra desapareceu e o homem ficou purificado.
Então Jesus o
mandou logo embora, ameaçando-o severamente:
"Não conte
nada para ninguém!
Vá pedir ao
Sacerdote para examinar você, e depois ofereça pela sua purificação o
sacrifício que Moisés ordenou, para que seja um testemunho para
eles."
Mas o homem foi
embora e começou a pregar muito e a espalhar a notícia.
Por isso, Jesus
não podia mais entrar publicamente numa cidade: ele ficava fora, em
lugares desertos.
E de toda parte
as pessoas iam procura-LO" (Mc.1,40-45).
4. Reflexão
O leproso era
marginalizado, devendo viver fora da cidade, longe do convívio social,
por motivos higiênicos e religiosos (Lv.13,45-46).
Jesus fica irado
contra uma sociedade que produz a marginalização.
Por isso, o
homem curado deve apresentar-se para dar testemunho contra um sistema que
não cura, mas só declara quem pode ou não participa da vida social. O
marginalizado agora se torna testemunho vivo que anuncia Jesus, Aquele
que purifica.
E Jesus está
fora da cidade, lugar que se torna o centro de nova relação social: o
lugar dos marginalizados é o lugar onde se pode encontrar Jesus.
5. Ladainha de
São Bento.
6. Conhecendo a
Regra de São Bento.
Durma cada um em
uma cama.
Tenham seus
leitos de acordo com a profissão do monge, segundo as ordens do abade.
Se for possível,
durmam todos no mesmo lugar; se, porém, o grande número não o permitir,
durmam dez ou vinte juntamente, tendo com eles monges mais velhos para
vigiá-los.
Uma lâmpada
iluminará o dormitório, sem interrupção, até o amanhecer.
Os monges
dormirão vestidos, cingidos com os cintos ou cordões, mas não terão faca
a seu lado, para que não se firam enquanto dormem e sempre estejam
prontos, e assim, dado o sinal, levantem-se sem demora, apressem-se
mutuamente e antecipem-se no ofício Divino, mas com toda a gravidade e
modéstia.
Que os irmãos
mais jovens não tenham leitos juntos, mas intercalados com os dos mais
velhos.
Levantando-se
para o oficio Divino, despertem-se uns aos outros com moderação, a fim de
que não tenham desculpa os sonolentos (cap.22, o sono dos monges).
7. Oração
Conclusiva.
Quarto Dia
1. Oração da
medalha de São Bento.
2. Oração para
obter qualquer graça.
3. Palavra de
Deus.
Jesus rejeita a
hipocrisia social "Jesus saiu de novo para a beira do mar. Toda a
multidão ia ao Seu encontro.
E Jesus os
ensinava.
Enquanto ia
caminhando, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de
impostos, e disse para ele:
"Siga-Me."
Levi se levantou e O seguiu. Mais tarde, Jesus estava comendo na casa de
Levi.
Havia vários
cobradores de impostos e pecadores na mesa com Jesus e Seus discípulos;
com efeito, eram muitos os que O seguiam.
Alguns doutores
da lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e
cobradores de impostos.
Então eles
perguntaram aos discípulos: 'Por que Jesus come e bebe junto com os
cobradores de impostos e pecadores?'
Jesus ouviu e
respondeu: "As pessoas que têm saúde não precisam de medico, mas só
as que estão doentes.
Eu não vim para
chamar os justos, e sim os pecadores" (Mc.2,13-17).
4. Reflexão
Os cobradores de
impostos eram desprezados e marginalizados porque colaboravam com a
dominação romana, cobrando imposto e, em geral, aproveitando para roubar.
Jesus rompe os
esquemas sociais que dividem os homens em bons e maus, puros e impuros.
Chamando um
cobrador de impostos para ser Seu discípulo, e comendo com os pecadores,
Jesus mostra que Sua missão é reunir e salvar aqueles que a sociedade
hipócrita rejeita como maus.
5. Ladainha de
São Bento.
6. Conhecendo a
Regra de São Bento
Zele-se, com
grande cuidado, para que este vício da propriedade seja arrancado pela
raiz, no mosteiro.
Ninguém ouse dar
ou receber coisa alguma sem a autorização do abade, nem possuir algo
próprio, absolutamente nada, nem livro, nem tabuinha(de escrever), nem
estilete.
Em uma palavra:
coisa nenhuma, já que não lhes é lícito ter a seu arbítrio sequer o
próprio corpo nem a própria vontade.
Mas devem
esperar do pai do mosteiro tudo o de que necessitam.
E não seja
lícito a ninguém possuir o que não lhe seja dado pelo abade ou por ele
permitido ter.
Seja tudo comum
a todos, como está escrito, e que ninguém tenha a ousadia de tornar seu
qualquer objeto, nem mesmo por palavras.
Se alguém se
deixar levar por tão detestável vício, será advertido a primeira e
segunda vez.
Se não se
emendar, será submetido à correção (cap.33, se os monges devem ter alguma
coisa de próprio).
7. Oração
Conclusiva.
Quinto Dia
1. Oração da
medalha de São Bento.
2. Oração para
obter qualquer graça.
3. Palavra de
Deus.
"Num dia de
Sábado, Jesus estava passando por uns campos de trigo. Os discípulos iam
abrindo caminho, e arrancando as espigas.
Então os
fariseus perguntaram a Jesus: 'Vê: por que os teus discípulos estão
fazendo o que não é permitido em dia de Sábado?'
Jesus perguntou
aos fariseus: "Vocês nunca leram o que Davi e seus companheiros
fizeram quando estavam passando necessidade e sentindo fome? Davi entrou
na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era Sumo Sacerdote, comeu dos
pães oferecidos a Deus e os deu também para os seus companheiros.
No entanto só os
Sacerdotes podem comer desses Paes."
E Jesus
acrescentou: "O Sábado foi feito para servir ao homem, e não o homem
para servir ao Sábado.
Portanto, o
Filho do Homem é Senhor até mesmo no Sábado" (Mc.2,23-28).
4. Reflexão
O centro da obra
de Deus é o homem, e cultuar a Deus é fazer o bem ao homem. Não se trata
de estreitar ou alargar a lei do Sábado, mas de dar sentido totalmente
novo a todas as estruturas e leis que regem as relações entre os homens.
Porque só é bom aquilo que faz o homem crescer e ter mais vida.
Toda lei que
oprime o homem é lei contra a própria vontade de Deus e deve ser abolida.
5. Ladainha de
São Bento.
6. Conhecendo a
Regra de São Bento.
Antes de tudo a
acima de tudo, deve-se cuidar dos enfermos, que deverão ser servidos como
se fossem o Cristo em pessoa. (...)
De seu lado, os
doentes considerem que são servidos em honra de Deus e não entristeçam,
com exigências supérfluas, os irmãos que os servem.
Contudo, os
doentes devem ser suportados com paciência, porque por meio deles
adquire-se maior recompensa.
O abade vigie,
portanto, com todo o cuidado, para que não sofram nenhuma negligência.
Haja uma cela
separada para os enfermos e, para serví-los, um irmão temente a Deus,
diligente e solícito.
O uso dos banhos
será conhecido aos doentes todas as vezes que for conveniente, mas aos
que estão com saúde, principalmente aos jovens, seja raramente concedido.
A alimentação de
carne seja concedida aos doentes e aos que se acham debilitados, mas tão
logo se restabeleçam retomarão a abstinência habitual.
Tenha, pois, o
abade o Maximo cuidado para que os celeireiros e os enfermeiros nada
negligenciem no serviço aos doentes, pois ele é o responsável por todas
as faltas em que possam incorrer seus discípulos (cap.36, dos irmãos
enfermos).
7. Oração
Conclusiva.
Sexto Dia
1. Oração da
medalha de São Bento.
2. Oração para
obter qualquer graça.
3. Palavra de
Deus.
A verdadeira
família de Jesus.
"Nisso
chegaram a mãe e os irmãos de Jesus; ficaram do lado de fora e mandaram
chamá-lo.
Havia uma
multidão sentada ao redor de Jesus.
Então lhe
disseram: 'Olha, tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram.'
Jesus perguntou:
"Quem é Minha mãe e Meus irmãos?"
Então Jesus
olhou para as pessoas que estavam sentadas ao Seu redor e disse:
"Aqui estão Minha mãe e Meus irmãos.
Quem faz a
vontade de Deus, esse é Meu irmão, minha irmã e Minha mãe."
(Mc.3,31-35).
4. Reflexão
Enquanto a
família segundo a carne está "fora", a família segundo o
compromisso da fé está "dentro", ao redor de Jesus.
Sua verdadeira
família é formada por aqueles que realizam na própria vida a vontade de
Deus, que consiste em continuar a missão de Jesus.
5. Ladainha de
São Bento.
6. Conhecendo a
Regra de São Bento.
Se bem que o
homem, já por natureza, seja levado a Compaixão para com estas duas
idades, a velhice e a infância, também a autoridade da Regra deve
intervir no que lhes diz respeito.
Tenha-se, pois,
sempre em vista sua fraqueza, e não se mantenha, em relação a eles, o
rigor da Regra no que diz respeito à alimentação;
Mas use-se, em
seu favor, condescendência misericordiosa, permitindo que antecipem as
horas regulares das refeições (cap.37, dos anciãos e das crianças).
7. Oração
Conclusiva.
Sétimo Dia
1. Oração da
medalha de São Bento.
2. Oração para
obter qualquer graça.
3. Palavra de
Deus.
O mistério da
missão de Jesus.
"Quando
Jesus sozinho, os que estavam com Ele, junto com os doze, perguntaram o
que significavam as Parábolas.
Jesus disse para
eles: "Para vocês, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que
estão fora tudo acontece em parábolas, para que olhem, mas não vejam,
escutem, mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam
perdoados" (Mc.4,10-12).
4. Reflexão
As parábolas são
historias que ajudam a ler e compreender toda a missão de Jesus.
Mas é preciso
"estar dentro", isto é, seguir a Jesus, para perceber que o
Reino de Deus está se aproximando através de Sua ação.
Os que não
seguem a Jesus ficam "por fora", e nada podem compreender.
5. Ladainha de
São Bento.
6. Conhecendo a
Regra de São Bento.
Se em que a vida
de um monge deva ser em todo tempo observância da Quaresma, como todavia
esta perfeição apenas se encontra em pequeno número, exortamos os irmãos
a que conservem vida muito pura durante os dias da Quaresma, e a
apagarem, nestes santos dias, todas as negligencias dos outros tempos, o
que faremos dignamente, abstendo-nos à oração com lágrimas, à leitura, à
compunção do coração e à abstinência.
Acrescentemos,
pois, nestes dias, alguma coisa ao nosso encargo habitual: orações
particulares, alguma privação no comer e no beber, de forma que cada um,
por sua livre vontade, oferece a Deus, na alegria do Espírito Santo,
alguma coisa mais do que lhe é ordenado, isto é, mortifique seu corpo no
comer, no beber, no sono, na liberdade de falar e na jovialidade, e que
espere a Santa Páscoa com a alegria de um desejo todo espiritual.
No entanto, cada
um deverá dizer ao seu abade o que deseja oferecer, a fim de que tudo se
faça com o seu consentimento e o socorro de suas orações, porque tudo o
que se faz sem a permissão do pai espiritual será considerado como
presunção e vanglória e não terá recompensa.
Que tudo se
faça, pois, com a aprovação do abade (cap.49, da observância da
Quaresma).
7. Oração
Conclusiva.
Oitavo Dia
1. Oração da
medalha de São Bento.
2. Oração para
obter qualquer graça.
3. Palavra de
Deus.
O escândalo da
encarnação
"Jesus foi
para Nazaré, sua terra, e Seus discípulos o acompanharam.
Quando chegou o
Sábado, Jesus começou a ensinar na sinagoga.
Muitos que O
escutavam ficavam admirados e diziam:
'De onde vem
tudo isso? Onde foi que arranjou tanta sabedoria?
E esses milagres
que são realizados pelas mãos d'Ele? Esse homem não é o carpinteiro,
filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? E suas
irmãs não moram aqui conosco?'
E ficaram
escandalizados por causa de Jesus.
Então Jesus
dizia para eles que um Profeta só não é estimado em sua própria pátria,
entre seus parentes e em sua família.
E Jesus não pôde
fazer milagres em Nazaré. Apenas curou alguns doentes, pondo as mãos
sobre eles.
E Jesus ficou
admirado com a falta de fé deles" (Mc.6,1-6).
4. Reflexão
Os conterrâneos
de Jesus se escandalizam: não querem admitir que alguém como eles possa
ter sabedoria superior à dos profissionais e realize ações que indiquem
uma presença de Deus.
Para eles, o
empecilho para a fé é a encarnação:
Deus feito
homem, situado num contexto social.
5. Ladainha de
São Bento.
6. Conhecendo a
Regra de São Bento.
Ponha-se à porta
do mosteiro um ancião prudente que saiba receber e transmitir recado, e
cuja maturidade não lhe permita vaguear.
O porteiro deve
ficar alojado perto da porta, a fim de que os que chegam encontrem-no
sempre presente para os atender.
E, logo que
alguém bater ou um pobre chamar, ele responderá:
'Deo gratias' ou
'Benedicite.'
E, com toda a
mansidão oriunda do temor a Deus, responda com presteza e fervorosa
caridade.
Se o porteiro
necessitar de auxiliar, seja-lhe encaminhado um irmão mais moço.
Se possível, o
mosteiro deve ser construído de tal modo, que todas as coisas
necessárias, isto é, água, moinho, horta, oficinas e os diversos ofícios,
se exerçam dentro do mosteiro, a fim de que não haja necessidade de os
monges saírem e andarem fora, o que de nenhum modo convém às suas almas.
Queremos que
esta Regra seja freqüentemente lida na comunidade, para que nenhum irmãos
se desculpe sob pretexto de ignorância (cap.66, do porteiro dos
mosteiros).
7. Oração
Conclusiva.
Nono Dia
1. Oração da
medalha de São Bento.
2. Oração para
obter qualquer graça.
3. Palavra de
Deus
A missão dos
discípulos "Jesus começou a percorrer as redondezas, ensinando nos
povoados.
Chamou os doze
discípulos, começou a enviá-los dois a dois e dava-lhes poder sobre os
espíritos maus.
Jesus recomendou
que não levassem nada pelo caminho, além de um bastão; nem pão, nem
sacola, nem dinheiro na cintura.
Mandou que
andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas.
E Jesus disse
ainda: "Quando vocês entrarem numa casa, fiquem aí até partirem.
Se vocês forem
mal recebidos num lugar e o povo não escutar vocês, quando saírem sacudam
a poeira dos pés como protesto contra eles."
Então os
discípulos partiram e pregaram para que as pessoas se convertessem.
Expulsavam
muitos demônios e curavam muitos doentes, ungindo-os com
óleo"(Mc.6,6b-13).
4. Reflexão
.
Os discípulos
são enviados para continuar a missão de Jesus:
Pedir mudança
radical da orientação de vida (conversão), desalienar as pessoas
(libertar dos demônios), restaurar a vida humana (curas).
Os discípulos
devem estar livres, ter bom censo e estar conscientes de que a missão vai
provocar choque com os que não querem transformações.
5. Ladainha de
São Bento.
6. Conhecendo a
Regra de São Bento.
Assim como há um
zelo mau, de amargura, que separa de Deus e conduz ao inferno, também
existe o zelo bom que afasta dos vícios e conduz a Deus e à vida eterna.
Exerçam,
portanto, os monges este zelo com amor fraterno, isto é: antecipem-se uns
aos outros em honra e atenções .
Tolerem com
grande paciência as enfermidades de outrem, quer corporais, quer
espirituais. Obedeçam uns aos outros à porfia.
Nenhum procure
aquilo que lhe parece vantajoso para si, mas sim o que for útil para os
outros.
Ponham em ação,
castamente, a caridade fraterna.
Temam a Deus.
Amem a seu abade com afeição humilde e sincera.
Nada,
absolutamente nada, anteponham a Cristo, o qual se digne levar-nos, todos
juntos, à vida eterna(cap.72, do bom zelo que os monges devem ter).
7. Oração Conclusiva
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